UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

04/09/2008 - 17h56

"Battlefield Heroes" faz 'guerra cartunesca'; leia teste

OTÁVIO MOULIN
Colaboração para o UOL

Divulgação

'Battlefield Heroes' leva clima descontraído à série de guerra

'Battlefield Heroes' leva clima descontraído à série de guerra

No ano passado a Electronic Arts anunciou a intenção de explorar um novo modelo de negócios através da plataforma "Play4Free". A idéia é disponibilizar jogos derivados de grande sucesso da empresa para download rápido através da internet, integrado a um sistema de comunidade ao estilo Orkut ou Myspace - e claro, de graça, sustentado por anúncios e microtransações.

O primeiro título deste projeto é "Battlefield Heroes", um novo capítulo da famosa franquia de tiro em primeira pessoa da companhia, desenvolvido pela equipe criadora da série, a DICE. À convite da EA, o UOL testou o jogo, atualmente em sua versão beta, e pôde conferir uma pequena parte do que está sendo elaborado.

A primeira coisa que se nota é um estilo gráfico cartunesco e estilizado, que lembra muito o já clássico "Team Fortress 2" da Valve, ainda que o design de personagens seja suficientemente criativo para manter uma identidade própria. Claramente a intenção foi minimizar a necessidade de um grande poder de processamento, tornando o título leve e acessível para aqueles com PCs e conexões de internet mais modestas. E é algo que funciona bem, com um aspecto muito agradável e competente, com performance satisfatória para um produto que ainda levará vários meses até ser finalizado - em nossos testes, o download do cliente para jogar foi muito rápido e a conexão com os servidores não deixou a desejar.

Claro que para tornar tudo viável, outros aspectos da série foram dramaticamente reduzidos, pelo menos nesta fase de testes. Os mapas, no caso dois disponíveis no momento, são bem menores em extensão do que os veteranos da franquia estão acostumados, mas tudo continua no mesmo esquema de capturar pontos estratégicos, tirando máximo proveito de armas e veículos disponíveis. Só que tudo mais rápido e direto, com controles e balanceamento menos complexos - um exemplo são os tanques e aviões, bem mais vulneráveis do que o esperado, podendo tomar danos de qualquer tipo de arma, com variações adequadas para cada calibre.

Perspectiva diferente

Customize seu personagem
Uma outra mudança significativa é a predileção por uma visão em terceira pessoa, ao contrário da tradicional em primeira. Mas isso foi colocado para que o jogador tenha maior interesse no sensacional sistema de customização de personagens. Como em jogos de RPG, a exemplo de "Diablo", seu avatar pode ter uma aparência única de acordo com os itens e roupas que você coloca em cada lacuna de sua figura, como cabeça, tronco, cintura e pernas. É possível criar desde o soldado mais bizarro possível, com suspensórios e bermudão, a um típico refugo dos "Comandos em Ação". Fácil de prever que, com o lançamento oficial, dezenas de outros acessórios sejam vendidos por alguns trocados pela EA e possíveis parceiros.

Com um estilo único, seu herói pode ficar ainda mais pessoal com o remodelado sistema de evolução. Ao matar inimigos, cumprir objetivos e vencer combates, ele vai ganhando experiência para melhorar sua performance com habilidades especiais, o que também serve para nivelar as partidas entre jogadores com experiência equivalente, algo que lembra o sistema de "Call of Duty 4". Mesmo com a redução para apenas três classes de soldados, são aspectos que, juntos, criam muitas variáveis nas partidas.

A vitória está próxima
Além de parecer um jogo divertido e incrivelmente sofisticado para distribuição gratuita e online, "Battlefield Heroes", inova com sua interface de web, que serve não só para a criação e manutenção de seus personagens, mas também para a interação com outros jogadores. Nada disso está ativo ainda no beta, mas já é possível ter idéia de como irá funcionar, com lugares para reunião de clãs, recomendações e criação de torneios e desafios.

Para um jogo longe de seu lançamento, "Battlefield Heroes" impressiona. O processo inicial, do registro ao primeiro passo dentro do campo de batalha, foi simples e rápido, garantindo boas horas de diversão com mecânica básica consagrada da franquia e suas novidades. Ao que tudo indica, e com acesso gratuito ainda por cima, será difícil resistir a uma volta ao campo de batalha.

"Battlefield Heroes", que chega ao mercado ainda em 2008, não tem previsão de lançamento no Brasil.

UOL Celular

Acompanhe as notícias do UOL no seu celular: wap.uol.com.br

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host